F.A.Q.

Frequently Asked Questions - Perguntas Frequentes
 
O que é o «Piaget Online»?
O «Piaget Online» é uma unidade das Escolas do Instituto Piaget - Portugal - que tem por missão a promoção da educação online na instituição.

O que é a educação online?
A educação online é a distribuição de conhecimento ou de um programa de ensino-aprendizagem, cuidadosamente construído, através da Internet. No contexto da educação online a relação temporal estrutura-se em momentos presenciais e/ou não presenciais (síncronos e assíncronos). É importante notar que a educação online não tem que acontecer exclusivamente online

O que é o regime de educação online do Instituto Piaget?
No 1º ciclo de estudos adota, essencialmente, um modelo de “complemento”: mantém‐se a estrutura básica do curso na forma presencial e é complementada com atividades online. No 2º ciclo de estudos aposta num modelo de “substituição” (Twigg, 2003): alteração na estrutura do curso substituindo (algumas) aulas presenciais por tarefas online.*
* Para o 2º ciclo de estudos prevê-se, em cursos que já estão na sua génese devidamente regulamentados, o uso de metodologias na forma semipresencial e “a distância” em algumas das suas unidades curriculares.

A educação online é exclusiva do Instituto Piaget?
Não. A generalidade das Universidades Públicas Portuguesas têm oferta de cursos em educação online, convergindo, deste modo, com os objectivos da declaração de Bolonha (DGES, 2005). 

É preciso ser um especialista em informática para frequentar as unidades curriculares online?
Não. A estrutura do conteúdo é suficientemente flexível para encorajar o estudante qualquer que seja o nível de experiência.

Quais são os pré-requisitos?
Como as atividades dependem do computador, o estudante deverá possuir as competências básicas do ponto de vista do utilizador.

Se não tiver experiência online como me posso iniciar?
Para uma adaptação ao ambiente online, o estudante tem acesso a uma formação de iniciação que permitirá aprender a utilizar as ferramentas do Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA) Moodle.

Qual é a metodologia utilizada?
Com o intuito de conseguir um óptimo desempenho, em termos do processo de ensino-aprendizagem, as unidades curriculares do «Piaget Online» sustentam-se num modelo pedagógico ativo, centrado no estudante, na acessibilidade e na construção social de saberes. Apostam na criação de uma comunidade virtual que permita novas formas de interacção, de comunicação e de aprendizagem. Comunicar através da escrita em modo assíncrono será uma das atividades privilegiadas pelo docente. Debates temáticos, discussões e reflexões nos fóruns serão atividades constantes que procurarão promover a interação, a partilha de ideias e a construção conjunta de conhecimento baseado na pluralidade de experiências e saberes.

Quais são as ferramentas utilizadas?
Incluem ferramentas de comunicação (fóruns, correio electrónico, mensagens instantâneas), ferramentas de avaliação (testes e questionários), ferramentas de monitorização do acesso e percurso ou ferramentas de colaboração. Os recursos multimédia, áudio, de animação ou de vídeo, ajudam a atenuar a dificuldade de leitura no monitor.

O que é a comunicação síncrona?
Na comunicação síncrona existe simultaneidade na interacção entre os seus participantes. As formas de comunicação síncrona podem basear-se apenas na utilização de texto, sendo geralmente designadas por mensagens instantâneas, ou também na utilização de áudio e vídeo, caso em que serão designadas por audioconferência ou videoconferência. 

O que é a comunicação assíncrona?
A comunicação assíncrona decorre de forma intermitente e com diferença temporal entre os participantes. Os fóruns de discussão são uma ferramenta frequentemente utilizadas na educação online, pois possibilitam a troca de mensagens, divulgação de informações e discussão de assuntos. 

Como estão estruturadas as UC?
As UC encontram-se estruturadas no SGA Moodle. Serão disponibilizados documentos em formato de texto e audiovisual. Os docentes auxiliam o progresso individual dos seus estudantes, garantindo feedback em tempo útil, marcando ainda o ritmo colectivo da turma.

Há aulas presenciais?
Há sempre aulas presenciais em todas as UC.

Qual é o papel do estudante numa UC online?
O estudante tem a informação disponível desde que seja possível aceder à Internet. A comunicação com os colegas e a elaboração de projetos colaborativos é tão importante quanto a orientação do docente. Um dos aspetos importantes neste modelo é a gestão do tempo de estudo e de realização das tarefas. 

O estudante não se sente sozinho?
O estudante nunca estará sozinho, uma vez que será sempre apoiado pelo docente, além de que a interação com colegas será uma constante. Tem ainda sessões presenciais obrigatórias.

Como posso aprender a ser um estudante online?
Para que o estudante possa conhecer bem o ambiente online onde vai ter lugar a sua actividade, as Escolas do Instituto Piaget disponibilizam um curso de formação (sem custos) denominado "Ser estudante online".

O que preciso de saber para interagir online?
A comunicação e a interação na educação online são muito baseadas na linguagem escrita. Para tal deve o estudante: (i) exprimir-se com clareza e de forma sintética; (ii) adoptar um tom construtivo mesmo não concordando com o que está a ser dito e (iii) não escrever em maiúsculas, porque é o equivalente a gritar.

O que é o trabalho colaborativo?
O trabalho colaborativo é uma estratégia que permite, através da interação e da partilha de conhecimentos entre os estudantes, criar uma situação de aprendizagem rica e diversificada. 

Que etapas tenho que cumprir para a iniciação no processo de educação online?
Todas as informações necessárias serão transmitidas, presencialmente, pelo docente ao estudante no início da unidade currricular. Para o acesso ao SGA Moodle o estudante deverá introduzir o mesmo login e password do “Porta7”.

Qual é o papel da componente online?
É através da Internet, logo online, no SGA Moodle, que o docente disponibiliza ao estudante os conteúdos a abordar. São utilizados diversos recursos como textos e imagens, vídeos, correio electrónico, links para fontes externas de informação, áudio, etc. O estudante pode aceder quantas vezes desejar, procurando informações adicionais online, enviar perguntas, etc.

Qual é o papel da componente presencial?
Os momentos presenciais servirão para explorar o que os estudantes aprenderam individualmente. É, também, o momento para investir na prática laboratorial e para a avaliação. 

Como é o processo de avaliação?
A avaliação é sempre presencial, quer no modelo de "complemento" que no modelo de "substituição". No entanto, na primeira sessão presencial de cada UC o docente entrega ao estudante a forma(s) de avaliação a aplicar no caso específico, quer no GPS quer no programa da UC.

O que é o GPS?
O GPS - Guia Pedagógico Semestral - é um documento que visa orientar o seu processo de aprendizagem ao longo da UC. Está assim estruturado:
  1. Apresentação da Unidade Curricular
  2. Competências a desenvolver
  3. Roteiro da Unidade Curricular
  4. Metodologia de Aprendizagem
  5. Recursos
  6. Sistema de Avaliação
  7. Planificação Modular
O que é uma Planificação Temática e uma Planificação Modular?
Esta planificação, organizada em quadros, apresenta a previsão da distribuição temporal dos conteúdos da UC, das actividades e respectivas orientações de trabalho, de modo a que o estudante possa planear, organizar e desenvolver o seu estudo. 

Caso não realize uma UC por frequência, qual é a alternativa?
O estudante que não realize as suas UC no regime de frequência, poderá sempre recorrer à avaliação por exame. O Exame é realizado na forma presencial.

Como é realizado o controlo da assiduidade?
Embora baseado na autonomia e responsabilidade pessoal, as UC online também requerem assiduidade por parte do estudante no cumprimento de prazos e no contributo e participação em algumas actividades. Na atividades online, a assiduidade medir-se-á pela concretização de tarefas. Cada tarefa pretende promover competências específicas que só podem ser aferidas neste contexto. Assim, a concretização de cada tarefa é assumida como uma presença e a não concretização de uma tarefa é considerada como equivalente a uma ausência. 

Quantas horas por dia preciso para as actividades online?
Todas as tarefas que o docente propõe têm um tempo estimado (horas por dia/semana). Esse tempo não é muito diferente do que o estudante despenderia na modalidade presencial.

Que horário tenho que cumprir?
Cada tarefa proposta pelo docente deverá ser cumprida dentro do tempo estipulado, podendo ser realizada na hora(s) e na(s) altura(s) que o estudante achar mais conveniente. 

Apenas as sessões presenciais serão calendarizadas e marcadas no horário?
Não. Tantos os momentos presenciais como os não presenciais podem aparecer em horário. 

Como são as unidades curriculares com prática laboratorial?
As horas de prática laboratorial são, de preferência, presenciais. 

Se tiver dúvidas a quem posso recorrer?
Pode consultar o gabinete do «Piaget Online» na sua escola ou enviar um email para moodle@ipiaget.org
Last modified: Wednesday, 14 November 2012, 4:41 PM